Doe agora
10 de maio de 2024 | Publicado por: Feminismos Plurais

Desafios do Antirracismo

Como define a raiz da palavra; ser antirracista é ser ativo e deliberante num constante processo de ação e oposição ativa ao racismo.

Compartilhe

Há 136 anos, em 13 de maio de 1888, o trabalho escravo negro foi legalmente abolido no país. Contudo, a ilegalidade não erradicou a luta por direitos dos negros e muito menos disseminou consciência racial ou social sobre este povo no Brasil. Sabemos que, ainda hoje, pessoas pretas e pardas sofrem diariamente em razão da cor de sua pele.

Uma pesquisa realizada pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), sob encomenda do Instituto de Referência Negra Peregum e do Projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista), foi divulgada em 2023 e atestou que o racismo no Brasil é quase uma unanimidade contra pessoas negras.

O estudo revelou que mais da metade dos brasileiros já presenciou algum ato de racismo e consideram o Brasil um país racista. Porém, quando perguntados se são racistas, apenas 11% admitem ter atitudes que se configuram como racistas. Na mesma toada, em 2022, o Anuário de Segurança Pública demonstrou um aumento de mais de 50% nos registros de racismo e homofobia ao redor do país.

Esse resultado evidencia a dificuldade que nosso país encontra no debate sobre raça e discriminação, uma vez que os dados são latentes em mostrar as dificuldades perpassadas por negros ao longo de sua vida, mas demonstram uma resistência da população em compreender e se unir no combate a esta prática. Os desafios do antirracismo, portanto, são inúmeros.

O racismo nunca foi e nunca será um problema do negro. Por consequência, é óbvio que o debate sobre seu fim deve envolver pessoas brancas, é o antirracismo em sua forma mais pura. Como define a raiz da palavra; é ser ativo e deliberante num constante processo de ação e oposição ativa ao racismo.

Cientes dessa realidade e mediante a simbólica data, iremos dialogar sobre a importância de celebrar-se negro em meio ao racismo e a força da coletividade no combate ao ódio antinegro.

Gostou do conteúdo? Esse será o próximo tema da nossa roda de conversa que vai acontecer na próxima segunda-feira, no Espaço Feminismos Plurais, no dia 13/05 a partir das 14h. 

Depois da roda você poderá esclarecer suas dúvidas relacionadas a direito do trabalho, previdenciário e de família individualmente. Espaço Feminismos Plurais e LBS Advogadas e Advogados: seu lugar de fala, seu lugar de direitos. Te esperamos a partir das 14h, na Avenida Chibarás 666, Moema.