Doe agora
24 de maio de 2024 | Publicado por: Feminismos Plurais

Letramento racial

O objetivo é desconstruir atos e pensamentos racistas, ao mesmo tempo em que se oferece uma nova possibilidade de identidade e existência.

Compartilhe

O racismo possui, enquanto base estrutural do nosso país, moldes perversos em todas as esferas em que atua, da economia às relações interpessoais. Dentro deste contexto, ao assumir uma atuação ativa antirracista, é de extrema necessidade romper com ações e pensamentos que há muito foram estabelecidos sobre a população negra.

A ideia de que mulheres negras não são sérias para compromissos amorosos, a ideia de que pessoas negras são afeitas ao crime ou até mesmo de que, por natureza, seriam preguiçosas e incompatíveis com trabalhos complexos – entre outros apontamentos eivados de preconceito – são exemplos de temas que devem ser erradicados.

É neste sentido que entra a ideia do letramento racial. O conceito pode ser resumido como um conjunto de práticas visando a conscientização racial, onde o objetivo é desconstruir atos e pensamentos racistas, ao mesmo tempo em que se oferece uma nova possibilidade de identidade e existência.

Ao adquirir consciência do país em que habitamos, da maneira com que o racismo permeia as suas estruturas e sua existência, damos os primeiros passos para a construção de uma vivência com plenitude e igualdade de direitos.

Gostou do conteúdo? Esse será o próximo tema da nossa roda de conversa que vai acontecer na próxima segunda-feira, no Espaço Feminismos Plurais, no dia 27/05 a partir das 14h. 

Depois da roda você poderá esclarecer suas dúvidas relacionadas a direito do trabalho, previdenciário e de família individualmente. Espaço Feminismos Plurais e LBS Advogadas e Advogados: seu lugar de fala, seu lugar de direitos. Te esperamos a partir das 14h, na Avenida Chibarás 666, Moema.