Doe agora
15 de abril de 2024 | Publicado por: Feminismos Plurais

Pelo fim do sexismo e misoginia

Sexismo e misoginia são termos associados a comportamentos que afetam negativamente a vida das mulheres em todos os âmbitos

Compartilhe

Sexismo e misoginia são termos associados a comportamentos que afetam negativamente a vida das mulheres em todos os âmbitos. Eles possuem raízes no machismo e na ideia de “enaltecimento” do masculino sobre o feminino, julgando a mulher como inferior aos homens, seja no aspecto físico, intelectual e/ou social.

Em 2023, em uma pesquisa liberada pela ONU, observou-se que mais de 80% dos brasileiros possuem algum preconceito contra as mulheres, evidenciando que a discriminação pelo gênero está muito mais presente do que imaginamos. 

O número torna palpável o entendimento de que o pensamento sexista é força motriz para perpetuar desvantagens e discriminações de gênero em nosso país, bem como potencializador na legitimação de atos de violência física e psicológica contra as brasileiras.

é importante salientar que nem sempre o ódio às mulheres e tamanha discriminação se transvestem de violência física; muitas vezes aparecem com muita sutileza e crueldade; 

seja em processos seletivos de empresas que se recusam a contratar mães, seja nas constantes interrupções que as falas de mulheres sofrem no dia a dia, seja na proibição de mulheres ocupando determinado espaço, ou em outras situações diárias que tomamos como normalidade e sofremos pelo simples fato de sermos mulheres.

Mas, infelizmente, a violência também tem seu grave peso. Os números de feminicídio no país bateram mais um recorde no ano passado, conforme divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No total, desde que o crime foi definido em lei, pelo menos 10.655 mulheres foram vítimas de feminicídio no país e o número pode ser bem maior, já que há indícios de grande subnotificação.

Os números refletem a realidade, mesmo que subnotificada: a igualdade de gênero é um assunto coletivo e urgente em nosso país. Sob este entendimento, uma democracia só pode prevalecer com o olhar atento dos cidadãos.

Gostou do conteúdo? Esse será nosso próximo tema da nossa roda de conversa que vai acontecer, na segunda-feira no Espaço Feminismos Plurais, no dia 15/04 a partir das 14h

Depois da roda você poderá esclarecer suas dúvidas relacionadas ao direito do trabalho, previdenciário e de família individualmente. Espaço Feminismos Plurais e LBS Advogadas e Advogados: seu lugar de fala, seu lugar de direitos. Te esperamos a partir das 14h!