Doe agora
21 de junho de 2024 | Publicado por: Feminismos Plurais

Orgulho LGBTQIAP+

Em compromisso com os Direitos Humanos, é imprescindível que a luta contra a homofobia seja coletiva.

Compartilhe

O mês de junho é um período dedicado ao Orgulho LGBTQIAPN+, visando celebrar aqueles que lutaram para a efetivação de direitos dessa população e reforçar o debate contra a supressão de direitos e discriminação, bem como a celebrar a vivência das pessoas que compõe essa comunidade. 

Junho passa a ser uma data simbólica em razão da Revolta de Stonewall que ocorreu em 1969 nos Estados Unidos.

Nas décadas de 1950 e 1960, os Estados Unidos tinham uma legislação anti-homosexual, já que práticas homossexuais foram consideradas crimes até 1962 em todos os estados do país.

Em 1969, a prática já não era criminalizada, mas muitos estabelecimentos comerciais que eram frequentados por gays e lésbicas eram marginalizados, atacados e perseguidos pela polícia.

Na cidade de Nova Iorque, apenas um bar era abertamente queer; o Stonewall Inn, localizado no bairro do Greenwich Village. Na madrugada de 28 de junho de 1969, durante uma batida policial, um grupo frequentador se recusou a deixar o local e questionou as autoridades, o que gerou o início de uma onda de manifestações. 

O dia, então, ficou marcado pela resistência da comunidade ao redor do mundo. 

Em nosso país, o combate à homofobia é, também, crucial para a concretização dos Direitos Humanos. Em 2019, o crime de homofobia foi reconhecido pelo STF. Contudo, ainda não há legislação formal sobre o tema. 

Apesar dos avanços, o nosso país segue como um dos mais homotransfóbicos do mundo, tendo registrado mais de 257 mortes violentas de pessoas LGBTQIA+ em 2023, segundo dados do Grupo Gay Bahia (GGB). Só na cidade de São Paulo/SP, os registros de violência cresceram 15 vezes em 7 anos (Instituto Polis).

Assim, em compromisso com os Direitos Humanos, é imprescindível que a luta contra a homofobia seja coletiva, partindo de todos os membros sociais que acreditam em uma sociedade verdadeiramente justa e igualitária.

Gostou do conteúdo? Esse será o tema da nossa roda de conversa que acontecerá na próxima segunda-feira no Espaço Feminismos Plurais, no dia 24/06, a partir das 14h. 

Depois da roda você poderá esclarecer suas dúvidas relacionadas a direito do trabalho, previdenciário e de família individualmente. Espaço Feminismos Plurais e LBS Advogadas e Advogados: seu lugar de fala, seu lugar de direitos. Te esperamos a partir das 14h, na Avenida Chibarás 666, Moema.